Programas e Ações Indígenas 2017 - DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Maloca como espaço de referência dos estudantes indígenas da graduação e pós-graduação

No dia 20 de dezembro de 2017 a estudante de mestrado Nubia Batista da Silva, Nome indígena Nubiâ Tupinambá, fez a sua defesa publica de dissertação de Mestrado no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas da UnB – Maloca, com o título: IDENTIDADES, VOZES E PRESENÇAS INDIGENAS NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRITICA. A defesa contou com a participação da comunidade acadêmica: discentes, docentes e servidores, que presenciaram a aprovação com louvor da primeira Mestre Indígena em Linguística, no campo da Análise do Discurso, formada pela Universidade de Brasília. A Maloca tem sido um espaço de Convivência, fortalecimento e reconhecimento dos Povos indígenas na UnB. O espaço Maloca é de suma importância para o protagonismo dos estudantes indígenas, mais também é importante a integração do conhecimento acadêmico com o conhecimento tradicional indígena em um diálogo de saberes. E para tanto, é preciso pensar a inclusão dos estudantes indígenas na Universidade, pois são culturas diferentes que caracterizam não apenas um povo, mais 305 povos diferentes que chegam a UnB com a perspectiva de capacitar, qualificar, mas também de garantir pelo conhecimento o direito de atuar e defender em diversas áreas. Serão ainda realizados 6 processos de defesa de dissertação de mestrados até fevereiro, por estudantes indígenas na UnB.

DIVVestibularIndigena2017aDIVVestibularIndigena2017c

Foto: DIV/Questão Indígena/2017

DIRETORIA DA DIVERSIDADE-DIV - Decanato de Assuntos Comunitários/DAC
Campus Universitário Darcy Ribeiro  -  Asa Norte – Brasília – DF - CEP 70910-900  -  (Próximo a ASFUB)