A cinemateca de junho terá como temática a saúde mental da comunidade LGBTI.

Por Yago Sales

Continuando com a temática anual “Saúde Mental”, a Cinemateca deste mês será focada na comunidade LGBTI, que possui formas de adoecimento e vulnerabilidade social específicas. O Brasil possui, de acordo com a Política Nacional de Saúde Integral, um dos maiores índices de adoecimento de membros da comunidade LGBTI, o que infelizmente é motivado, muitas vezes, pelos altos índices de LGBTIfobia presentes no país e no restante do mundo.

O projeto da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DAC/DEAC) consiste em uma mostra de filmes e rodas de conversa e acontece às quartas-feiras, às 12h, no anfiteatro 10, no campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília. A programação do mês de junho trará três longas-metragens e uma roda. No dia 05/06 será exibido o filme “Girl”, que tem como trama principal as pessoas transsexuais; no dia 12/06, o filme “Orações para Bobby”, que fala da falta de aceitação familiar sobre a orientação sexual e luta por direitos. No dia 19/06, será apresentado o filme “I am Michael”, que explicita as influências externas na própria percepção da orientação sexual. Por fim, no dia 26/06, a Cinemateca fará uma roda de conversa, na entrada no ICC SUL, às 12h, sobre os debates apontados ao longo do filmes e as especificidades da comunidade LGBTI no que concerne à saúde mental, com mediadores convidados.

Um dos mediadores, Jack di Araújo Vieira, psicólogo, palestrante e mestrando em Direitos Humanos pela UnB, afirma que o projeto da DEAC é relevante para a manutenção do debate da saúde mental LGBTI. “Ele mostra às pessoas, aos estudantes, que a Universidade se preocupa com a temática, que ela pauta sobre o assunto”, comenta.

Felipe de Baére, psicólogo clínico e doutorando em Psicologia Clínica e Cultura, e também um dos mediadores da roda de conversa, reforça os apoios institucionais existentes na Universidade com relação à comunidade LGBTI, como a existência da Diretoria da Diversidade (DAC/DIV), cujos trabalhos auxiliam no acolhimento das denúncias de LGBTIfobia e no encaminhamento para os serviços de apoio específicos para esse público. Felipe lembra também os trabalhos desenvolvidos no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos  (CAEP), onde também atua o Escuta Diversa, um serviço de acolhimento e apoio psicológico voltado às denúncias de LGBTIfobia na comunidade acadêmica. “Muitas dessas ações envolvendo o acolhimento das dissidências sexuais e de gênero. São iniciativas dos próprios estudantes diante do aumento da procura por cuidado nos quatro campi da UnB”, diz.

O projeto Cinemateca é uma iniciativa gratuita que visa a exibir obras de audiovisual de diferentes metragens, de diversos gêneros e temas, de autores brasileiros e estrangeiros. Venha conferir!

Cinemateca