Ações para garantir as boas vindas de estudantes no semestre letivo que se inicia.

A Diretoria da Diversidade, em parceria com a Direção do Restaurante Universitário, deu início a uma série de ações para garantir as boas vindas de estudantes no semestre letivo que se inicia. O Restaurante Universitário é um local de grande circulação de pessoas no campus e diversas intervenções estão previstas para que a acolhida de estudantes, servidores e outros sujeitos que usufruem da alimentação oferecida pela universidade seja a melhor possível.

A primeira ação, que ocorreu no dia 8 de agosto, consistiu em capacitação de trabalhadores que atuam no Restaurante Universitário para que reconheçam a diversidade que caracteriza a comunidade universitária, primando por relações de respeito. A iniciativa tinha como objetivo prevenir a reincidência de episódios de discriminação baseados em preconceitos de viés racista, sexista, LGBTfóbico e outras formas de estigmatização.

Considerando a necessidade de ampliar esta reflexão para toda a comunidade universitária, a Diretoria da Diversidade também prevê exposições fotográficas na recepção do RU, que ficarão disponíveis do dia 8 a 23 de agosto. As exposições consistem em fotografias de mulheres trabalhadoras do RU, que foram realizadas em parceria entre a DIV e estudantes que integram o Quilombo. Também prevê a exposição de imagens e mensagens de respeito à diversidade social a serem apresentadas em televisores dispostos no restaurante, uma ação produzida pelo estudante Marconi Cristino do Instituto de Artes em parceria com a DIV. Ainda, será realizada exposição interativa em painéis dispostos na recepção do RU. A partir da pergunta "Como você gostaria de ser tratada/o no RU?", a DIV convida toda a comunidade universitária a expressar suas ideias e sentimentos. A partir do conteúdo destes painéis, ações futuras serão idealizadas para a educação permanente da comunidade para o respeito à diversidade.

fotos divulgação