Na última quinta-feira, 08 de outubro, o projeto de Iniciação Científica Vagas e Oportunidades, vinculado ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, promoveu uma roda de conversa sobre saúde mental da população negra como estratégia de sobrevivência. O público principal do evento foi a comunidade acadêmica da UnB, já que foi realizado em parceria com a DIV (Diretoria da Diversidade).

A roda de conversa virtual contou com a participação das psicólogas Jacyara Caldas e Òmìnira Okun, além da assistente social Camila Rodrigues, com mediação da estudante de farmácia da Universidade de Brasília, Nágyla Cristina.

O contexto da pandemia mundial e o isolamento física fragiliza a rotina de estudantes universitários, afetando o bem-estar e a saúde mental. Por isso, o evento tratou dos aspectos ligados ao aquilombamento para o bem viver. A escuta ativa e o acolhimento como mecanismos de combate às violências diárias são fundamentais, além da busca de psicoterapia, em casos mais graves de adoecimento psíquico, como abordou Jacyara. 

As falas de Camila apontam para a necessidade de atendimentos individualizados para atuar nas vulnerabilidades experienciada por indivíduos racializados. Já Ommìnira, traz uma abordagem conceitual, da importância da localização psicológica, da agência do negro, espiritualidade e epistemologias negras presentes no currículo universitário para que estudantes negros acessem vivências mais positivas na universidade.

A live pode ser assistida no canal Vagas e Oportunidades (https://www.youtube.com/watch?v=QOgvocJ7sZs&t=2806s). Para ficar por dentro das ações do projeto, acesse https://www.instagram.com/vagaseoportunidades/!