Manifestação de repúdio frente aos ataques lgbtfóbicos sofridos por estudante durante a apresentação do seu TCC.

A Diretoria da Diversidade, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília, vem, por meio desta, manifestar repúdio frente aos ataques lgbtfóbicos sofridos pelo estudante de jornalismo, Allan Montalvão, durante a apresentação do seu TCC no último dia 8/12. A apresentação, que ocorreu de maneira online, foi invadida e imagens de uma mulher sendo espancada e cenas da bandeira LGBT+ sendo incendiada foram exibidas. Os invasores ainda soltaram frases como “não vai ter TCC de gay”. O TCC de Allan, intitulado “Sem Sinal – Uma grande reportagem sobre o mercado de trabalho de telejornalismo para pessoas LGBTQIA+”, trata exatamente do problema da lgbtfobia no mercado de trabalho.
Infelizmente, tal episódio, gravíssimo, não é um fato isolado. É mais uma demonstração violenta da lgbtfobia que estrutura as relações sociais no Brasil. A coerção, estabelecida e alimentada pelo pânico, tem sido instrumento de silenciamento das identidades destoantes do padrão heterocisnormativo, especialmente nos últimos anos, quando as questões de gênero e sexualidade foram utilizadas como pauta de disputa política pelos setores conservadores.
Esse tipo de ataque é inadmissível em uma sociedade democrática, principalmente em um ambiente acadêmico. Não podemos permitir que a produção científica seja coagida por atos fascistas e que membros da comunidade universitária sejam ameaçados. O nosso compromisso com a diversidade e com a democracia, se soma para certamente envidarmos esforços com fins de esclarecer os fatos, identificar e punir os responsáveis por essa agressão.