Série de podcast Mulungu - Projeto selecionado no Edital 001/2021

No episódio que abre a série Mulungu, Maíra de Deus Brito, jornalista, escritora e intelectual, mestra e doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB, enunciou palavras inspiradoras às calouras/os, que por conta do cenário pandêmico de COVID-19 ainda não puderam conviver de maneira plena os ambientes presenciais que a vida universitária possibilita. Essa iniciativa é apoiada pelo edital universitário “Formação e Informação em Direitos Humanos e Diversidade” da Diretoria da Diversidade da Universidade de Brasília (DIV/UnB).

Com muita leveza, a convidada acalenta e arrebata em suas respostas à conversa proposta. Ela tratou de assuntos delicados como o assassinato da juventude negra operado pelo Estado brasileiro e sua força policial e militar cada vez mais violentas, claro, sem perder de vista o protagonismo e agência do Movimento de Mães, Familiares e Amigos/as das vítimas da violência letal institucional.

O lado de quem fica também precisa ser dito, a autora de “Não. Ele não está” manifesta seu apoio junto às mães das vítimas. Em sua obra, as importantes contribuições e ensinamentos destas mulheres organizadas em seus coletivos, bairros, cidades e nacionalmente transformam o ativismo negro, a luta pela democracia e o movimento de mulheres atuais. Este episódio é um chamado à luta, ao passo que também é um ato corajoso de afeto que inspira o nosso projeto de libertação plena.

Fotografia Janine Moraes min

Diretoria da Diversidade - DIV/DAC