Confira a agenda de atividades em celebração ao Dia da Visibilidade Trans.

No dia 29 de janeiro celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, marco da luta pela cidadania, respeito e valorização de travestis e transexuais. A data foi criada em 2004 e tem como objetivo chamar a atenção para a existência e protagonismo das pessoas trans, bem como a necessidade de enfrentamento a todas as expressões da transfobia presentes na sociedade brasileira, pois, infelizmente, o Brasil ainda lidera o ranking mundial de crimes de transfobia.

A Diretoria da Diversidade, ligada ao Decanato de Assuntos Comunitários, tem como um de seus objetivos realizar atividades nas datas que compõem o calendário de lutas dos movimentos sociais, com vistas a promoção da diversidade na instituição e na sociedade como um todo. Assim, a DIV realizará, entre os dias 24 e 28 deste mês de janeiro, em parceria com o Decanato de Extensão, com a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária, com o Diretório Central dos Estudantes e com a UnBTV, algumas atividades construídas em reuniões com a comunidade universitária.

Convidamos toda comunidade universitária a participar desta construção em prol de uma universidade mais democrática e inclusiva.

Programação da Semana da Visibilidade Trans da UnB

25/01/2022 - Lançamento do informativo sobre a rede de atenção as pessoas trans do DF (DASU/DAC)

27/01/2022 às 18:30 - Debate sobre cotas para pessoas trans na universidade.
Convidades:
Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ)
Kaio Lemos (IBRAT)
Izzie Madalena (UFSC)
Klaus Antônio (UnB)
Mediação: Maria Eduarda Krasny (DCE/UnB)

Atividade realizada via Teams e transmitida pelo Canal Youtube na Página do Decanato de Extensão (DEX/UnB)

Link: Debate sobre cotas para pessoas trans na UnB - YouTube

28/01/2022 às 8h - Hasteamento da bandeira trans no mastro da reitoria do Campus Darcy Ribeiro. Divulgação pela página SECOM/UnB.

28/01/2022 - Encontro de Pesquisadoras e Pesquisadores Trans da UnB
14h - Abertura
14:30 - 18:00 - Apresentação das pesquisas e debate.
Atividade transmitida pelo Canal UnBTV: Encontro de Pesquisadoras e Pesquisadores Trans da UnB - YouTube

28/01/2022 - Lançamento da Chamada Pública 002/2022/DIV para fomento de atividades idealizadas por estudantes trans da UnB. Publicação no site da Diretoria da Diversidade.

As inscrições do Debate e do Encontro devem ser realizadas pelo SIGAA e serão certificadas como atividade de extensão.

Confira a entrevista com o assistente social da DIV, Hiury Milhomem, para a UnBTV.

Coordenação LGBT

Diretoria da Diversidade