Seleção de dois bolsistas e formação de cadastro reserva.

 

O Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), situado na Universidade de Brasília (UnB), representa uma das mais belas edificações de nossa cidade – algo sublime e indissociável ao projeto de arquitetura e urbanismo da cidade de Brasília e da própria UnB. A partir da conjuntura da pandemia de COVID-19 no início do ano de 2020 diversos espaços na UnB foram esvaziados, e o Memorial Darcy Ribeiro que já enfrentava dificuldades de manutenção de atividades acadêmicas permanente foi fechado. O edital do Programa Casas Universitárias de Cultura do Decanato de Extensão da UnB (2022) vem possibilitar a revitalização dessa e de outras Casas de Cultura – e ainda enfrentando o desafio de conciliar atividades acadêmicas com as dificuldades inerentes ao ensino remoto emergencial, ao lado das intencionalidades do retorno presencial gradual e seguro da vida universitária na UnB.

 

É nesse contexto que o projeto de extensão Núcleo de Arte e Cultura “Travessia...” pretende apoiar o desenvolvimento da vida acadêmica na UnB e, em especial, no Memorial Darcy Ribeiro. Para isso, a defesa do pensamento científico transdisciplinar para o enfrentamento da enorme crise humanitária em que se encontra a sociedade brasileira – crise notadamente marcada pela pandemia de Covid somada a governos autoritários – encontra nas ações de arte e cultura um amplo espectro de possibilidades para a retomada dos exercícios de autonomia e emancipação social. O NAC TRAVESSIA pretende colaborar para tais exercícios através das ações deste projeto de extensão – cujos pressupostos teóricos cuidadosamente compilados para as atividades aspiram a retomada da utopia enquanto pressuposto da memória do pensador Darcy Ribeiro. 

 

Serão ofertadas 02 (duas) bolsas de extensão neste projeto, remuneradas e financiadas pelo Decanato de Extensão e Decanato de Ensino de Graduação. A bolsa tem o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, a ser paga no mês subsequente ao exercício das atividades. A vigência das bolsas será a partir de abril de 2022 e o término em dezembro de 2022. 

 

A inscrição deverá ser feita via SIGAA entre os dias 15 e 22 de março de 2022. 

 

Para mais informações, acessar o EDITAL Nº 2/2022 DEX/DDC – PROGRAMA CASAS UNIVERSITÁRIAS DE CULTURA (CUC).

 

 

Diretoria da Diversidade (DIV/DAC)