Manifesto de repúdio a tentativa de constrangimento ao Professor Doutor Ariovaldo Lima (UNEB) ocorrinda na Conferência VI Negras Antropologias.

A Coordenação Negra da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília, vem a público manifestar repúdio a tentativa de constrangimento ao Professor Doutor Ariovaldo Lima (UNEB) ocorrido durante sua Conferência de Abertura na VI Negras Antropologias organizado pelo Coletivo Zora Neal Hurston.

A história das ações afirmativas do Brasil tem no episódio da UnB um período de inflexão. A UnB não é a única instituição de ensino superior na qual o racismo institucionalizado impôs barreiras à formação de pessoas negras. Porém, a existência de um movimento negro atuante (com instituições como o Coletivo de Negro do DF e Entorno - EnegreSer), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), professores negros, aliados institucionais e um estudante brilhante como Ariovaldo Lima, foram alguns dos fatores que levaram a aprovação da política de cotas na UnB de forma pioneira.

Registramos na história que após 24 anos de um caso ultrajante de racismo na UnB, intelectuais e ativistas negros seguem conquistando espaço e desafiando as diversas tentativas de reescrita da história negra na Universidade de Brasília.

Reiteramos o compromisso da UnB no enfrentamento aos assédios, racismo, atos discriminatórios e violências no contexto universitário e que seguiremos apoiando, promovendo e divulgando atividades e manifestações dos coletivos e grupos antirracistas existentes em nossa comunidade universitária.

E seguiremos promovendo diálogos e a construção coletiva de ações e políticas institucionais de respeitos aos direitos humanos e de uma cultura da paz.