Países que formam o grupo Benelux realizam debate aberto ao público no dia 12 de setembro.

No dia 12 de setembro, as Embaixadas da Bélgica, Grão-Ducado do Luxemburgo e Países Baixos, em colaboração com a Secretária de Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UNB), organizam o evento “Diversi-BeNeLux: celebrando a força da diversidade no mercado de trabalho”.

Os três países integram o grupo Benelux, bloco econômico europeu que tem entre seus valores em comum o compromisso internacional com a igualdade de direitos e a promoção de políticas que ampliem as vozes da população LGBTQIA+ . Esse evento faz parte do empenho coletivo do grupo em favorecer esse diálogo de maneira inclusiva e representativa, tendo como foco o tema igualdade no local de trabalho para profissionais LGBTQIA+ e estudantes prestes a ingressar no mercado.

O painel contará com representantes do Benelux e participantes brasileiros. Entre os tópicos abordados, estão as políticas LGBTQIA+ nos três países, como elas se comparam entre si e com o Brasil, além das abordagens na iniciativa privada e o setor público.

Confira o programa:

• 12h – 12:15 Abertura

Prof. Deborah Silva Santos – Secretária de Direitos Humanos da UNB

Peter Claes – Embaixador da Bélgica no Brasil

• 12:15 – 12:20: Apresentação do Painel e dos participantes

Mediador: Prof. Marcus Vinícius Soares

• 12:20 – 12:30 Geert van Dessel (BE): Iniciativa privada
  • 12:40 – 12:50 Burak Çevik (NL): Setor Público
  • 12:50 – 13:00 Nádia Melina (LU): Apresentação de curta-metragem sobre músico luxemburguês LGBTQIA+
  • 13:00 – 13:10 Michel Platini (BR): Contexto Brasileiro e Políticas Públicas
  • 13:10 – 13:30 Considerações finais
  • 13:30 – 14:00 Perguntas e respostas da plateia