No dia 29 de janeiro, celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, marco da luta pela cidadania, respeito e valorização de travestis e homens e mulheres transexuais. A data foi criada em 2004 e tem como objetivo chamar a atenção para a existência e protagonismo das pessoas trans, bem como para a necessidade de enfrentamento a todas as expressões da transfobia presentes na sociedade brasileira.
A Diretoria da Diversidade, por meio da sua Coordenação de Diversidade Sexual, representada pela coordenadora Maria Célia Selem, participou do Programa Diálogos da UnBTV, entrevistando a militante trans feminista Lucci Del Santos Laporta, estudante do curso de Serviço Social da UnB. A entrevista abordou a importância da data, os problemas enfrentados pelas pessoas trans no campo da educação e do trabalho e os avanços e retrocessos no que diz respeito à política de inclusão de travestis e transexuais no Brasil.
Assista a entrevista aqui UnBTV – Diálogos: Dia Nacional da Visibilidade Trans (YouTube)
Uma Universidade transformadora, com a missão de produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Essa é a Universidade de
Outras entrevistas na UnBTV:
- Dia da Visibilidade Trans: comunidade celebra avanços (YouTube)
- Visibilidade Trans: “O problema é só nos conseguirem ver como travestis”, critica escritora” (YouTube)