Orgulho
A Diretoria da Diversidade, por meio de sua Coordenação da Diversidade Sexual, está realizando a Semana do Orgulho LGBT na UnB.
A Diretoria da Diversidade, por meio de sua Coordenação da Diversidade Sexual, em parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer – DEL, Técnicos-administrativos, Docentes e Estudantes Organizados/as em Coletivos, está realizando a Semana do Orgulho LGBT na UnB, que acontece entre os dias 22 e 29 de junho de 2017.Div 3ParadaGLBT.
- Programação completa (pdf)
O dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, é celebrado mundialmente pelo movimento LGBT como um importante instrumento de visibilidade na luta por cidadania, respeito e valorização das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneras. Historicamente, a data faz alusão ao levante ocorrido em 1969, que ficou conhecido como a revolta de Stonewall Inn, nome de um bar nova-iorquino, ponto de encontro de pessoas LGBT, que se rebelaram contra as frequentes discriminações e “batidas” policiais no local, efeito de uma política estatal de forte cunho lgbtfóbico. No ano seguinte, a resistência do público LGBT frequentador daquele espaço, resultou, dentre outras ações, na primeira Parada do Orgulho LGBT, ocorrida em junho de 1970.
Celebrar o Orgulho LGBT é rememorar a resistência das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneras no longo caminho de enfrentamento da heteronormatividade e as violências dela decorrentes. Quarenta e oito anos se passaram desde o acontecimento de Stonewall Inn, sendo que vários direitos foram conquistados em diversos países, como a despatologização da homossexualidade e o casamento igualitário. No entanto, os direitos das pessoas LGBT ainda está muito aquém do rol de batalhas ganhas, especialmente em um momento de retrocessos no campo dos direitos humanos e sociais como o enfrentado atualmente no Brasil. A criminalização da LGBTfobia, o reconhecimento das identidades de gênero e a despatologização das Identidades TRANS, por exemplo, são pautas ainda marginais no âmbito das políticas públicas. Apesar da visibilidade e parcos direitos conquistados, ainda são chocantes os números de assassinatos e outras violências cotidianas contra as pessoas LGBT, especialmente transexuais negras/os e periféricas/os. A violência institucional também afeta sobremaneira as pessoas LGBT, que acabam, muitas vezes, expropriadas do direito à educação e saúde e excluída do mundo do trabalho e da convivência familiar e comunitária.
A Diretoria da Diversidade, por meio de sua Coordenação da Diversidade Sexual, em parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer – DEL, técnicos-administrativos, docentes e estudantes organizados em coletivos, está realizando a Semana do Orgulho LGBT na UnB, que acontece entre os dias 22 e 29 de junho de 2017. A abertura da semana acontece com a “GAYmada”, seguida da Batalha de Vogue, na entrada do ICC Sul (Udefinho) e encerrada com a III Parada do Orgulho LGBT na UnB. Dentre as atividades da semana estão previstas também rodas de conversa, seminários, mesas, mostras de vídeos, debates e atividades culturais. O objetivo do evento é chamar a atenção da comunidade universitária para a necessidade do reconhecimento e respeito às diversas identidades de gênero e para o direito à orientação sexual diversa dos padrões hetero e cisnormativos, promovendo um ambiente universitário plural e acolhedor, como preconiza as normas institucionais.
Coordenação da Diversidade Sexual DIV/DAC/UnB
Observação: notícia publicada originalmente em 21 de junho de 2017 no site da Diretoria da Diversidade, que foi substituída pela Secretaria de Direitos Humanos em 03/06/2022 pelo Ato da Reitoria Nº 0582/2022.