Semana da Visibilidade Lésbica da UnB 2018

No dia 29 de agosto celebramos o Dia da Visibilidade Lésbica

 

No dia 29 de agosto celebramos o Dia da Visibilidade Lésbica, no intuito de visibilizar a existência de mulheres que se relacionam afetiva e/ou sexualmente com outras mulheres. A data surge em referência ao Primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 29 de agosto e 1 de setembro de 1996. Sob o tema “Saúde, Visibilidade e Informação”, o evento foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ) e pelo Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher, contando com aproximadamente 100 participantes com suas demandas por políticas específicas. Os movimentos de lésbicas, em diálogo com os feminismos, se pautam pela luta contra a lesbofobia, contra o machismo e contra o racismo, com vistas a uma sociedade livre de preconceitos e de todas as formas de opressão e violência com base nas hierarquias de gênero.

 

 

A Coordenação LGBT e a Coordenação das Mulheres da Diretoria da Diversidade, que integram o Decanato de Assuntos Comunitários – DAC, em parceria com movimentos feministas e de mulheres lésbicas e com o Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual – NEDIG/CEAM, realiza a II Semana da Visibilidade Lésbica da UnB nos dias 27 e 28 de agosto. O Dia da Visibilidade Lésbica compõe o calendário de lutas da agenda da Diretoria da Diversidade, em atenção às agendas dos movimentos LGBT, de mulheres, negros e negras e indígenas. Neste sentido, esta ação tem como objetivo promover a visibilidade das mulheres lésbicas da UnB e do Distrito Federal, bem como debater os desafios para a efetivação dos direitos de mulheres LBT.

As referidas atividades contam com o apoio da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte – DOCCA e Biblioteca Central – BCE.

Parcerias:

  • Projeto Escuta Diversa, CEAM/NEDIG e Coturno de Vênus.

 

Observação: notícia publicada originalmente em 24 de agosto de 2018 no site da Diretoria da Diversidade, que foi substituída pela Secretaria de Direitos Humanos em 03/06/2022 pelo Ato da Reitoria Nº 0582/2022.

Pular para o conteúdo