Encontro virtual entre o Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (CCN/UnB) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus São Sebastião (NEABI/CSSB)
No dia 14 de agosto ocorreu o encontro virtual que tornou pública a parceria entre o Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (CCN/UnB) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus São Sebastião (NEABI/CSSB). Refletindo o propósito das duas entidades e não esquecendo do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (25/07) e do Dia Da Mulher Africana (31/07), o encontro transmitido pelo YouTube teve “Mulheres Negras e as Relações Sociais e Políticas Contemporâneas” como tema principal.
A coordenadora do NEABI/CSSB Jaqueline Coelho, o coordenador do CCN/UnB Manoel Neres, a professora Margareth Alvez do projeto 356 de Consciencia Negra do 310 de Santa Maria e a principalmente a coordenadora do NESP/CEAM-UnB, pesquisadora do NEAB/UnB e mestra em História Marjorie Chaves, lembraram durante a conversa sobre a importância da mulher negra desde o inicio da sociedade e a necessidade de reafirma o papel dela.
A convidada Marjorie Chaves citou o poema do livro Terra Negra de Cristiane Sobral onde a escritora fala sobre a associação de coisas negras a coisas ruins pela sociedade, e de como se “embranquecia” para ser aceita até o dia que percebeu que ser preta, na verdade, era motivo de luta e orgulho. Dentro do leque do tema principal discorre sobre a necessidade de deixar as mulheres negras falarem por si mesmas pois no decorrer da história elas foram apagadas das conquistas, sendo silenciadas e tendo suas narrativas contada por outros grupos e dentro de outros assuntos, Marjorie comenta sobre o fato de que uma das primeiras pessoas contagiadas por Covid-19 foi uma empregada doméstica que pegou por causa de seus contratantes e sobre o caso da mãe que perdeu seu filho por causa da negligencia de sua contratante que pediu pra ela ir trabalhar na quarentena. Confira o bate-papo na íntegra no canal TV IFB. Acesse o vídeo
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.
Observação: notícia publicada originalmente em 31 de agosto de 2020 no site do Centro de Convivência Negra, que foi descontinuado.