Violências Invisibilizadas: a violência psicológica e patrimonial

Mesa-redonda sobre alguns aspectos da violência contra as mulheres como a opressão psicológica e o controle patrimonial.

 

A Coordenação das Mulheres da Diretoria da Diversidade (CODIM / DIV) convida a todas as pessoas a participarem da mesa-redonda “Violências Invisibilizadas: a violência psicológica e patrimonial”. O objetivo da atividade é debater e refletir sobre alguns aspectos da violência contra as mulheres como a opressão psicológica e o controle patrimonial, trazendo as perspectivas jurídicas, sociológica e de saúde, dos impactos sobre o cotidiano das mulheres, seja nos relacionamentos afetivo, de trabalho e social.

O debate será mediado pela Diretora da Diversidade Susana Xavier e contará com a presença das convidadas:

– Profa. Dra. Soraia Mendes – Pós-Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Professora Associada do PPG Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Unificado de Brasília – UniCeub. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

– Profa. Dra. Sandra Nascimento – Advogada defensora dos direitos étnico-raciais e de gênero. Ativista no Coletivo Feminismo de Ação Popular (FAPO). Doutora em Ciências Sociais (UnB). Mestre em Direito (UnB). Professora Universitária. Pesquisadora.

– Ju Pagu – Jornalista. Ativista. Carnavalesca e Microempreendedora.

– Profa. Dra. Ela Wiecko V. de Castilho – Doutora em Direito, é professora associada nível IV; leciona nos cursos de graduação e pós-graduação de Direito da Faculdade de Direito e no programa de pós-graduação em direitos humanos e cidadania do CEAM. É líder do Grupo Candango de Criminologia e do Grupo de Pesquisa Direito, Gênero e Famílias. Coordena o Projeto de Extensão Maria da Penha; atenção e proteção a mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Ceilândia. Também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPeM) vinculado ao CEAM. Integra o Consórcio Lei Maria da Penha. Além da atividade acadêmica exerce o cargo de subprocuradora-geral da República.

A mesa-redonda será transmitida em 19/11/20, às 16h30, pelo canal da UnBTV no Youtube.

 

 

Observação: notícia publicada originalmente em 14 de novembro de 2020 no site da Diretoria da Diversidade, que foi substituída pela Secretaria de Direitos Humanos em 03/06/2022 pelo Ato da Reitoria Nº 0582/2022.

Pular para o conteúdo