População quilombola: debates sobre raça, gênero e saúde

População quilombola: debates sobre raça, gênero e saúde – Projeto selecionado no Edital 001/2021

” A Diretoria da Diversidade, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários da UnB (DIV/DAC/UnB) informa à comunidade universitária que as inscrições para a seguinte atividade de extensão estão abertas: 

População quilombola: debates sobre raça, gênero e saúde

Resumo: Trata-se de um minicurso que visa estimular a formação de debates sobre as populações quilombolas, trazendo a abordagem interdisciplinar entre gênero, raça/etnia e acesso à saúde que são categorias importantes no estudo dos grupos étnicos e na minimização dos efeitos das desigualdades. Para refletir sobre as populações quilombolas e comunidades quilombolas, se faz necessário pensar que nosso país é marcado historicamente por desigualdades, que por sua vez, tem origem no processo de escravização de populações negras e indígenas. Os quase quatrocentos anos de escravização foram responsáveis pela expansão das diferentes formas de racismo na sociedade, marcada pela exploração, violência e submissão dos negros, que encontraram nos quilombos um núcleo de resistência ao sistema escravocrata. Portanto, quando falamos de populações quilombolas na conjuntura atual do Brasil, estamos falando de uma luta política, histórica e social e suas repercussões no processo de construção da sociedade brasileira, e que por isso, torna-se fundamental a construção de debates sobre uma temática que ainda é tão pouco explorada.

Período de inscrições: 01/09/2021 a 01/10/2021. 

Link para incrições: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

 

 

Diretoria da Diversidade – DIV/DAC

 

Observação: notícia publicada originalmente em 08 de setembro de 2021 no site da Diretoria da Diversidade, que foi substituída pela Secretaria de Direitos Humanos em 03/06/2022 pelo Ato da Reitoria Nº 0582/2022.

Pular para o conteúdo