Coordenação Negra – COQUEN realiza consulta a estudantes quilombolas.
Dentre as competências da Coordenação Negra, vinculada à Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB (Coquen/DIV/DAC) estão a responsabilidade por elaboração, levantamentos, estudos e pesquisas que atentem à comunidade negra, a promoção, o acolhimento e acompanhamento de estudantes em situação de vulnerabilidade pertencentes a esse grupo populacional, além de propor, elaborar, coordenar e executar políticas, programas e ações voltados para a eliminação do racismo e da intolerância racial nos campi da UnB.
Neste sentido, a Coquen tem feito tratativas e participado ativamente das discussões sobre políticas de permanência e assistência estudantil, tendo acompanhado e discutido com a gestão superior os cortes das bolsas de indígenas e quilombolas efetuados pelo Ministério da Educação. O objetivo dessas discussões é pautar propostas internas que possam minimizar os prejuízos para os estudantes, de modo que possam dar continuidade aos estudos até a conclusão de seus cursos.
Com objetivo de apresentar ao DAC uma proposta com previsão orçamentária consistente para o exercício de 2022, é necessário obter dados que quantifiquem os estudantes quilombolas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UnB em todos os campi.
Esta pesquisa, além de nos proporcionar uma melhor orientação para planejamentos futuros em diálogo direto com a população quilombola, atenderá, imediatamente, a perspectiva concreta de utilização de recursos de emenda parlamentar destinada exclusivamente para a assistência estudantil.
A Consulta a Estudantes Quilombolas da UnB está disponível para preenchimento por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=oZs17AtjK024M8jm1I-AWUjBv7fjIqZHjhlKmMWSMcpUODQ4SFZQODhDMUo5UVRJRkxNVEtQTVdHRS4u
Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos por meio do e-mail: divnegra@unb.br.
Observação: notícia publicada originalmente em 5 de abril de 2022 no site da Diretoria da Diversidade, que foi substituída pela Secretaria de Direitos Humanos em 03/06/2022 pelo Ato da Reitoria Nº 0582/2022.