
A SDH realizou uma palestra seguida de uma Roda de Conversas com a Profa. Gina Vieira Pontes nesta segunda-feira (25/08/25) no Auditório da Reitoria. O evento intitulou-se “O Projeto Mulheres Inspiradoras e suas contribuições para o enfrentamento à violência contra as mulheres”.
A Profa. Gina Vieira foi recebida pela Magnífica Reitora, Profa. Rozana Reigota Naves, e compuseram a mesa de honra a representante do Coletivo de Mães da UnB, Yara Lima, a Coordenadora de Mulheres da SDH, a Dra. Rafaella Eloy de Novaes, e a Secretária de Direito Humanos da UnB, a Dra. Cláudia Regina Nunes dos Santos Renault.

Esta é mais uma atividade do Agosto Lilás UnB 2025, que tem por objetivo discutir o impacto de ações, como o Projeto Mulheres Inspiradoras, para a criação de redes de proteção e combate à violência contra as mulheres.
Desenvolvido pela professora e ex-servidora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federa (SEEDF), Gina Vieira Ponte, que cresceu em Ceilândia e lecionava na mesma região administrativa, o Projeto Mulheres Inspiradoras tem a força da mãe de Gina como base e a vida e a obra de Paulo Freire como caminho.

O Projeto é centralizado na leitura de biografias de mulheres e escritas por mulheres. Ele nasce do desejo de provocar as meninas a sonharem e a ocuparem outros espaços que não seja o da subalternidade, além de provocar os meninos a pensarem o quanto a representação da mulher reduzida a objeto sexual é ofensiva, indigna, desrespeitosa e colabora para a violência contra elas.
Parte do Projeto foi também provocar os(as) estudantes a pensarem nas histórias das mulheres inspiradoras de suas vidas. Nesse sentido, trata-se, também, de um importante projeto de resgate de memória que pode inspirar e potencializar diversas ações em nossa comunidade universitária.
