Curta-metragem ‘Afronte’ sobre a vida de jovens negros gays, não terá aprovação da Ancine para captação de patrocínio.
A Diretoria da Diversidade (DIV) vem a público manifestar apoio aos estudantes da Universidade de Brasília, expostos em diversas mídias em razão da censura aplicada às obras audiovisuais que recebem autorização da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O filme AFRONTE, exibido no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2017, já recebeu quatro premiações e tem entre seus atores estudantes das Artes Cênicas da UnB. A obra retrata a realidade de jovens negros homossexuais no Distrito Federal e foi diretamente citada como inapta a receber recursos públicos.
A DIV entende que essa exposição midiática, num contexto de avanço do conservadorismo, principalmente contra as populações LGBT, põem em risco a integridade física dos/das estudantes. Nesse sentido, manifesta total apoio aos estudantes e se coloca a disposição para o acolhimento que se fizer necessário.
Diretoria da Diversidade
Observação: notícia publicada originalmente em 23 de agosto de 2019 no site da Diretoria da Diversidade, que foi substituída pela Secretaria de Direitos Humanos em 03/06/2022 pelo Ato da Reitoria Nº 0582/2022.