Dentre as modalidades, neste período serão ofertadas aulas de teatro, zine, capoeira e violão. As oficinas são gratuitas e abertas à toda comunidade.
Crédito: Lorena Bicalho
Estão abertas as inscrições para sete Oficinas Comunitárias, a serem ministradas por estudantes da Universidade de Brasília. Serão na forma online, gratuitas e destinadas à toda a comunidade, interna e externa à Universidade. Para participar, basta acessar o link e se inscrever. As inscrições vão de 26 de abril a 07 de maio de 2021. E as aulas começam na semana do dia 10 de maio de 2021.
Devido à pandemia e ao isolamento social, as aulas serão online, por diferentes plataformas. Os horários das aulas estão definidos para divulgação, mas podem sofrer alterações a depender da demanda da turma.
Para o semestre, estão sendo ofertadas aulas nas seguintes modalidades: Oficina de Fotografia, Funk e Axé: coreografias clássicas, Raízes do Brasil Capoeira e Outras Manifestações Culturais Brasileiras, Oficina Teoria-Prática da Zine-Colagem, TEATRO e RPG: experiências de escritas dramatúrgicas e criação de personagens a partir de jogos de RPG, Violão da Diversidade CEU: Práticas integrativas de Violão Popular Regional Brasileiro e No Apê – Revista eletrônica da CEU.
As oficinas recebem apoio do edital Oficinas Comunitárias e Arte e Cultura da CEU, realizado pela Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias da Universidade de Brasília (UnB/DAC/DEAC), em parceria com a Diretoria da Diversidade (DAC/DIV).
Confira os resumos de cada atividade e inscreva-se nos respectivos links:
TEATRO e RPG: experiências de escritas dramatúrgicas e criação de personagens a partir de jogos de RPG
O projeto possui como proposta uma sequência de atividades nas quais os participantes tenham a experiência criativa de elaboração de dramaturgias teatrais e de criação de personagens a partir de jogos de RPG. Os encontros serão divididos em dois momentos, o primeiro deles focado em execução de exercícios que estimulem o processo criativo e o segundo em partidas de RPG. As reuniões devem ocorrer via plataformas zoom e discord.
Horários: aos sábados, das 18h às 20h.
Oficineiras: Luana Izabel Souza e Stephanie Siqueira
Contatos: luanaizabel168@gmail.com e rosenrotwill@hotmail.com
Link para inscrição: https://forms.gle/83cRDpRW1G8DK9fW6
Início: 15/05/2021
Funk e Axé: coreografias clássicas
A oficina tem como objetivo promover o conhecimento histórico do Funk e do Axé, bem como a vivência das coreografias aos participantes. Dois gêneros musicais que fazem parte das manifestações culturais brasileiras e que têm em suas raízes a grande contribuição dos negros e das comunidades periféricas. Serão realizados 5 minutos de aquecimento e em seguida vamos ao ensino de coreografias clássicas do Axé e do Funk, com pausas para o aprendizado dos detalhes dos passos. Vamos Utilizar letras de músicas para trabalhar a expressão corporal e conversar com os alunos outras coreografias.
Horários: aos sábados, das 18h às 20h.
Oficineiro: André João Costa
Contato: andreempresario@yahoo.com.br
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeWb5-2eT7t_G8ecT2QZOFjIXDOx0cecYv_5P5CWhEegsQWw/viewform
Raízes do Brasil –Capoeira e Outras Manifestações Culturais Brasileiras
A oficina será ministrada por Caio Tavares, conhecido nas rodas de capoeira de Brasília como Instrutor Tempo. Ele desenvolve a Capoeira e outras manifestações culturais brasileiras em Brasília desde o ano de 2015 e integra o Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, fundada em 1980 pelo Mestre Ralil.
A oficina tem como objetivo promover a introdução da Capoeira como manifestação cultural e atividade física, além de incentivar o desenvolvimento artístico cultural e a melhoria da qualidade de vida. Serão introduzidas noções de história, musicalidade (coro e instrumentação), dinâmicas da roda (rituais e procedimentos), alongamento e corporeidade, mobilidade, ginga, golpes, esquivas, floreios e acrobacias.
Horários: às quartas, das 19h às 20h30.
Oficineiro: Caio Oliveira
Contato: caiotavares.unb@gmail.com
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvB-mQig-N6yONBXlSrNaKDzzMBcUcnnyzGPsoZNoB4_KnVg/viewform
Início: 12/05/2021
Teoria-Prática da Zine-Colagem
Fanzine é a abreviação da expressão “fanatic magazine”, ou seja, “fanático por revistas”. Geralmente quem faz uma fanzine escolhe um tema que domina ou é “fã”. As fanzines surgiram como uma forma de lançar de maneira independente nossas publicações (sejam elas poemas, letras de músicas, textos informativos, livros, artigos, desenhos ou fotografias), tudo isso sem a necessidade de editoras ou empresas. Por outro lado, a colagem é uma técnica artística procedimental que utiliza vários materiais a fim de criar texturas, camadas e profundidades.
O objetivo da oficina é apresentar às pessoas a gama de possibilidades desse tipo de produção para que, a partir do conhecimento teórico e da prática, possam utilizar as ferramentas para se expressar, havendo a possibilidade de transformar estas produções em renda durante a pandemia, com vendas online, por exemplo. Ao final da oficina, haverá um aglomerado de produções e publicações autorais e independentes dos alunos, que iremos digitalizar e disponibilizar.
Horários: aos sábados, das 18h às 20h.
Oficineiro: Johanny Barros
Contato: johannycavalcanti@gmail.com
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0g_dB5Bb5KBgQYx2jS6NDOKE-bsgBUJlOScSXHhsWRuWhrA/viewform?usp=sf_link
Violão da Diversidade CEU: Práticas integrativas de Violão Popular Regional Brasileiro
O projeto tem a finalidade de criar práticas musicais diversas e desenvolver um espaço de interação por meio da Música. Ele se desenvolverá em torno da diversidade cultural e musical existente na residência estudantil, já que os moradores são das diversas regiões e estados brasileiros e do exterior também. Serão feitos encontros síncronos e apresentações de produções audiovisuais desenvolvidas no projeto.
O espaço promoverá a interação de músicos, artistas, pessoas amantes da música e arte, de moradores da CEU, da comunidade da UnB, podendo ter também participantes e convidados da comunidade externa. Acontecerão encontros, reuniões e ensaios de forma remota entre os participantes que tenham o interesse em desenvolver a prática de conjunto musical de forma prática, descontraída, e que poderão se apresentar para os moradores da CEU.
Horários: quartas e sextas, das 18h às 19h.
Oficineiro: Misael Magalhães
Contato: mjsm23@gmail.com
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWktFWcsDeebOpbtM6CVs85q-6dKbABMLTnXvAgT1P23br3Q/viewform?usp=sf_link
Início: 10/05/2021
OFICINA DE FOTOGRAFIA NA CEU: noções básicas de fotografia
A oficina de fotografia tem como objetivo apresentar um breve histórico da fotografia e os princípios de funcionamento da câmera fotográfica, além disso, proporcionar o conhecimento em noções técnicas básicas de fotografia voltadas para câmera fotográfica e que podem ser adaptadas para celular. Nas aulas os participantes terão a oportunidade de propor trocas de experiências e vivências através da linguagem fotográfica. A oficina terá aulas práticas, aulas de debate e exposição dos registros realizados durante a semana, bem como uma apresentação final.
Horários: aos sábados, das 13h às 14h.
Oficineiro: Renata dos Santos
Contato: rdcds1984@gmail.com
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLlQjW0mwr3NQWhJsdDLHYCBqKA1JPX65qGPg1UI_zPp-1aA/viewform
Início: 11/05/2021
No Apê – A Revista eletrônica da CEU
A proposta da oficina é desenvolver uma revista eletrônica da CEU em formato de blog, com imagens no Instagram, batizado com o nome No Apê. Vamos seguir cinco eixos temáticos: Culinária, Moda, Casa, Relacionamentos e Autoconhecimento e Cultura.
Os conteúdos serão divididos em Oficinas Interfone, Oficina Coletiva e Cultura na revista No Apê. As oficinas vão ocorrer em dois períodos:
OFICINA INTERFONE
Consiste em momentos de breve relatos para sabermos das ideias dos moradores da CEU, respondendo a uma pergunta tema da semana.
OFICINAS COLETIVAS
Terão um produto a ser desenvolvido pelo tutor e pelos participantes. Ela terá três momentos: o momento de abertura sobre o tema, o de elaboração do produto e o momento para falarmos da experiência com a atividade. Cada semana haverá uma oficina coletiva.
Horários: aos sábados, das 18h às 20h.
Oficineiro: Adriano Coatio
Contato: coatio@aluno.unb.br
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScd72eaMhxh24hhI268u1OWHauCi_8-nap823qUQW7SnpoQZg/viewform
Observação: notícia publicada originalmente em 29 de abril de 2021 no site da Diretoria da Diversidade, que foi substituída pela Secretaria de Direitos Humanos em 03/06/2022 pelo Ato da Reitoria Nº 0582/2022.