A comNEGRA é um espaço de produção de Mídias Negras do Centro de Convivência Negra da UnB (CCN). O grupo é formado por 12 discentes, que integram, juntamente com outros estudantes, o programa Afroatitude. O objetivo do grupo é veicular informações de forma física e virtual, promovendo um espaço informativo, educativo e interativo. O grupo busca fortalecer a visibilidade à produção de conhecimentos da população negra, assim como ser uma ferramenta inclusiva e anti-racista.
A ausência de uma estrutura comunicacional consolidada na Universidade de Brasília (UnB) tem sido um obstáculo para essa articulação. Percebendo essa lacuna, estudantes ligados ao CCN identificaram a necessidade de criar um sistema que não apenas informe, mas também conecte, mobilize e amplifique as vozes negras dentro da universidade. Dentro da UnB, onde a presença de estudantes negros é significativa, a comunicação eficaz se torna um pilar fundamental para o fortalecimento das identidades e lutas dessa comunidade. A universidade, como espaço de produção e difusão do saber, precisa de canais que garantam visibilidade às diversas formas de organização política e cultural da população negra, promovendo conexão, representatividade e pertencimento.
Em um tempo em que a comunicação é essencial, a necessidade de haver canais comunicativos se mostra essencial. Dar protagonismo a grupos historicamente excluídos não é apenas um compromisso com a equidade, mas um caminho necessário para auxiliar a construir uma sociedade diversa, representativa e transformadora.