PROGRAMA AFROATITUDE

O Afroatitude foi institucionalizado pela UnB por meio da Resolução da Reitoria nº 156 de novembro de 2012. O programa está vinculado ao Decanato de Assuntos Comunitários e está sob a gestão da Coordenação Negra da DIV.
O objetivo do Afroatitude é atender às demandas dos/as estudantes negros/as, preferencialmente cotistas, que visem à permanência na Universidade, à integração, à saúde mental e ao contato com a temática étnico-racial por meio de ações que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão.
O Programa conta com pelo menos 50 (cinquenta) bolsas de permanência distribuídas entres estudantes negros/as selecionados/as por meio de processo público de seleção via edital. Cada estudante pode permanecer como bolsista por até quatro semestres consecutivos. Os/as estudantes negros/as não selecionados/as para o recebimento da bolsa podem participar do programa como voluntário/a. Os recursos utilizados para concessão dos auxílios são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade, com estudo socioeconômico validado pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS).
O último edital para seleção de bolsistas foi lançado no exercício de 2019. O Afroatitude agrega três projetos que estão em desenvolvimento:

 

  • ComNegra - produção e circulação de Mídias Negras na UnB;
  • Afro Vai às Escolas - tem por objetivo debater com os estudantes do ensino fundamental e médio a história e a cultura negra em parceria com a Secretaria de Educação; e
  • Perfil Étnico-Racial - atividades de pesquisas referentes ao perfil étnico-racial da Universidade de

Brasília.