Debate acerca do documentário Maria Luíza, com participação da protagonista Maria Luíza e do diretor do documentário Marcelo Díaz.

Cine Debate Maria Luíza 1

🏳️‍🌈 Em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho, a Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DIV/DAC/UnB), com o apoio da UnBTV e da Diazul de Cinema, abrirá a Mostra do Orgulho LGBTQIA+ com o Cine Debate do documentário Maria Luíza, a primeira transexual reconhecida na história das Forças Armadas brasileiras que, após 22 anos de trabalho como militar, foi aposentada por invalidez. O filme investiga as motivações para impedi-la de vestir a farda feminina e a sua trajetória de afirmação como mulher trans, militar e católica.

As pessoas trans fazem parte de um grupo social historicamente excluído do processo de garantia de direitos, dentre eles a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, aliada a falta de apoio familiar, tornando a prostituição de rua a única opção de sobrevivência, e a impossibilidade de ocupar determinados espaços sociais. Por meio de muita luta e resistência de pessoas como a Maria Luíza, esse cenário vem aos poucos mudando. O cine debate tem como objetivo abordar a luta pela garantia de direitos e os desafios enfrentados pelas pessoas trans ao ocuparem esses espaços que lhes foram historicamente negados de serem ocupados.

Para tanto, a atividade contará com a participação de:
Maria Luíza - primeira militar reconhecida como transsexual das Forças Armadas Brasileiras, que serviu por 22 anos até ser aposentada por invalidez.
Marcelo Diaz - Diretor, roteirista e produtor, sócio da DIAZUL DE CINEMA. Participou de mais de 50 festivais nacionais e internacionais com prêmios. Realizou os filmes “Terra de Luz”, “Oficina Perdiz”, “Restrutural”, “Galeno, Curumim Arteiro”, “Desdobráveis”, dentre outros, exibidos em canais como TV Cultura, TV Brasil, Canal Brasil, STV, TV Câmara. Em 2019 lançou o longa documental MARIA LUIZA, com a história da Cabo MARIA LUIZA DA SILVA, primeiro caso oficial de transexualidade nas Forças Armadas brasileiras. Seleção Oficial: É TUDO VERDADE 2019. Atuou como diretor e roteirista de filmes educativos e institucionais.
Jaqueline Gomes de Jesus - Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Presidenta da ABEH - Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (gestão 2021-2023).
Edu Turte Cavadinha - Professor voluntário do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB), coordenando o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2005). Concluiu o Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008), e Doutorado em Ciências (Saúde Pública) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP (2012). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. Tem experiência em estudos de gênero, sexualidade, saúde reprodutiva, saúde sexual e homoparentalidade.
Lucci Laporta - graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília e, atualmente, atua como assessora parlamentar do deputado distrital Fábio Felix. No gabinete parlamentar, atua na articulação de políticas, eventos e demais iniciativas de interesse dos movimentos sociais, em especial nas pautas concernentes a diversidade de gênero e sexualidade (LGBTI, feminismo) e indigenista. Também foi convidada pelo jornal semanal Alô Brasília, onde mantém a coluna "Pajubá", sobre diversidade de gênero e sexualidade, direitos humanos e democracia. Na área do Serviço Social, atua como conselheira suplente no conselho regional da profissão, o CRESS-DF (8ª região), onde é responsável pela coordenação da Comissão de Ética e Direitos Humanos.
Letícia Carolina Nascimento - Mulher travesti, negra, gorda, nordestina e de Axé. Autora do livro Transfeminismo na Coleção Feminismos Plurais com coordenação de Djamila Ribeiro. Professora da UFPI e Doutoranda em Educação (UFPI). Ativista do Acolhe Trans e FONATRANS.

O debate acontecerá em 28 de junho de 2021, às 16h30, e será transmitido pelo canal da UnBTV no Youtube.