Em 15 de junho de 2023, no mês do Orgulho LGBTQIA+, a comunidade universitária da UnB recebeu a triste notícia da partida da ex-discente, colega, amiga, pesquisadora, militante, comunicadora, documentarista e profissional multimídia, Taya Carneiro Silva de Queiroz.

Taya faz parte de uma geração que encontrou na Universidade Pública um espaço simultaneamente de acolhimento e de alianças para resistência. Ao mesmo tempo, reafirmando sempre em si e para todas as pessoas que partilharam sua existência, a missão transformadora da Universidade. Há poucos dias, várias pessoas puderam experimentar um pouco de sua experiência, quando ela esteve na FAC ministrando palestra e compartilhando sua trajetória pessoal e profissional, inspirando as novas gerações.

Atuou como defensora dos direitos LGBTQIA+ e de outras populações e comunidades marginalizadas. Foi uma das fundadoras dos coletivos Corpolítica e da ULTRA (União Libertária de Pessoas Trans), organizações dedicadas ao empoderamento e defesa de direitos das pessoas LGBTI. Entre tantas atuações marcantes, participou como presidenta da ULTRA em evento oficial da ONU em Nova Iorque em 2017, sobre o Dia Internacional da Juventude.

Ao lado da Diretoria da Diversidade (DIV), participou ativamente de campanhas, como a exposição Por uma UnB TRANSformadora, na qual estudantes trans se reuniram em uma sessão fotográfica explorando diferentes espaços do campi Darcy Ribeiro, TRANSformando e afirmando sua presença na universidade. Confira a matéria sobre a exposição AQUI. Taya também participou da construção da Resolução que orienta o uso do nome social na UnB.

Nesse momento de imenso pesar, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) externa o sentimento de solidariedade para com sua família e amigues.

Taya Presente!

“Eu transbordo as suas definições" foi a frase escolhida por Taya para legendar sua foto.
Partes do texto foram extraídos da homenagem prestada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnB. http://ppgcom.fac.unb.br/nota-taya-carneiro/