PROGRAMA DE ATENÇÃO À DIVERSIDADE (PADiv)

O PADiv tem como objetivo minimizar as desigualdades sociais e possibilitar a permanência e a diplomação de estudantes de graduação da UnB, pertencentes a segmentos socialmente vulneráveis, em virtude das especificidades de gênero, raça, etnia, origem e orientação sexual. Ele consiste em um auxílio emergencial no valor de R$465,00, em até três parcelas, que serão concedidas a partir de uma reavaliação da situação do/a estudante.
A concepção do PADiv surgiu em um contexto de inúmeras demandas de pessoas pertencentes à comunidade LGBT da UnB com relatos de violências e de violações de direitos, perpetradas sobretudo, pelos membros familiares. Tais situações de violência acentuam a condição de vulnerabilidade a que as minorias políticas já vivenciam, muitas vezes configurando a fragilização e o rompimento de seus vínculos familiares, comprometendo, principalmente, o direito à moradia e expondo determinados/as estudantes da UnB à situação de rua, em virtude das desigualdades de gênero, do machismo, do sexismo, do racismo, das LGBTfobias, da xenofobia e das demais discriminações por origem e/ou classe social expressas na sociedade. O PADiv é constituído pela reserva de cotas de auxílios custeados com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
O programa foi regulamentado em julho/2020 por meio da RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Nº 011/2020.