Em fevereiro de 2018 o coletivo dos estudantes indígenas da UnB teve a satisfação de formar quatro mestres indígenas, pela universidade de Brasília, nas áreas do Direito, Linguística, Antropologia e Direitos Humanos.

A Maloca – Centro Multicultural de Convivência dos Estudantes Indígenas foi palco de duas dessas apresentações, com destaque a do primeiro indígena mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, Jósimo da Costa Constant do povo Puyanawa do Acre, com a Tese intitulada "A VIDA DA MINHA MÃE DA ETNIA PUYANAWA: UM ESTUDO DE CASO DA CASAI DE MÂNCIO LIMA" e da primeira tese escrita totalmente em língua indígena, intitulada “PARA UMA DIALETOLOGIA BANIWA-KORPAKO DO IÇANA”, e apresentada pelo agora mestre em linguística Artur Garcia Gonçalves, do povo Baniwa do Amazonas.

Esses acontecimentos caracterizam um momento singular na história de lutas e conquistas do coletivo nesses 13 anos de presença indígena na universidade. Ressaltamos que os quatro estudantes indígenas foram aprovados no processo de doutorado: três na UnB e um na UFRJ.

defesa artur
Defesa de Artur

defesa jsimo

Defesa de Jósimo