Descolonizando Pensamento: Minha Diferença Pede Respeito. R-Existimos

2camisetaarte

A semana dos Acadêmicos Indígenas da UnB, é realizada pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília – AAIUnB, junto com a Coordenação de Questão Indígena – COQUEI e acontecerá no dia 17 a 19 de abril de 2018, no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas UnB – Maloca, encerrando-se no dia 19, no dia do “Índio”. A realização da semana indígena acontece porque, na atualidade há presença de vários povos indígenas nas capitais e estudantes indígenas nas Universidades espalhadas pelo Brasil que acessaram ensino superior através de programas específicos para a população indígenas. Por esse motivo, é importante apontar as diversas dificuldade e desafios que os estudantes indígenas, de vários povos, enfrentam para se formar. A presença indígena tem marcado presença na universidade e busca garantir seus direitos como diversidade, seja nas salas de aulas, na produção cientifica ou até mesmo na forma de produzir conhecimento a partir de suas experiências.

1programacaofinal

Este é o grande desafio também na universidade de Brasília, enfrentando a diversidade, de discriminação, que começa desde quando se é questionado “se é índio? Ou como é ser índio? Anda pelado? Você dorme na rede?”.

A Semana Indígena então parte dessa desconstrução que, neste ano de 2018, os estudantes indígenas da UnB estão trazendo para a discussão. Serão tratados diversos temas que nos farão repensar a presença indígena na universidade.

DIRETORIA DA DIVERSIDADE-DIV
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Brasília–DF - CEP 70910-900 - (Próximo a ASFUB)
Telefone: (61)3107-1452 / 3107-1453