Pontos e Encontros traz edição especial em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.
Créditos: Lorena Bicalho - DEAC/DAC
O projeto Pontos e Encontros apresentará um sarau online em homenagem às mulheres, na última quinta-feira do mês de março (25/03/2021), às 17h. Para o dia, estão programadas cinco atrações, entre dança, música e performance.
Jô Gomes é bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de danças africanas, do continente e da diáspora, tradicionais e urbanas. É mestranda em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Estácio, onde deu início à sua pesquisa sobre Matriarcado e Oralidade nas Danças Afro-brasileiras. Também é jornalista e pesquisadora de História Geral da África e Matriarcado Africano pelo Instituto Hoju (RJ).
Aysha Luíza é mulher transexual negra, estudante de artes cênicas com dupla especialização pela Universidade de Brasília. Amante da estética do movimento, para ela a arte reflete-a em uma única palavra, que é “vida”. “A arte expressa que sou um indivíduo que precisa continuar sendo forte e lutando contra o meio social, que me marginaliza e me coloca como um inseto”, diz. “Lutar e lutar, um dia eu quero sair dessa guerra e simplesmente ter paz e tranquilidade.”
O vídeo apresentado pela Aysha no sarau Pontos e Encontros, também será exibido na 2ª, edição do Festival Frente Feminina, em 21 de março (domingo) às 20h.