Boas-vindas

Caras(os) estudantes,

Nós da Coordenação da Questão Negra (COQUEN) do Centro de Conivência Negra (CCN) da Universidade de Brasília desejamos boas-vindas ao retorno/chegada de vocês.

A COQUEN é responsável pela administração do Centro de Convivência Negra e pelo acolhimento aos estudantes negros oriundos das políticas de ações afirmativas. Vinculada a Diretoria da Diversidade (DIV) e ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), a COQUEN busca executar ações inclusivas, sustentáveis e permanentes para a comunidade negra dentro e fora da UnB a partir do acolhimento e da criação de espaços de interação e articulação de estudantes negras e negros, estimulando o conhecimento, realização de eventos, atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e/ou extensão, dentro da temática africana e afro-brasileira.

Mais informações sobre a COQUEN e o CCN podem ser encontradas em nosso site: http://www.ccn.unb.br/

Neste semestre voltaremos gradualmente ao trabalho presencial e ofertaremos, também, serviços remotamente. Após esse longo período de isolamento social, redescobrimos a importância da nossa coletividade e de espaços como o Centro de Convivência Negra (CCN). Porém, precisamos também nos proteger, proteger nossa comunidade e nossas famílias de uma emergência sanitária que prossegue.

A universidade está retornando às atividades presenciais gradativamente, seguindo as orientações e protocolos de biossegurança das autoridades públicas de saúde, e buscando auxiliar os estudantes negros e negras neste momento A COQUEN está realizando reformas estruturais para receber a comunidade, com atenção à emergência sanitária.

Serviços da COQUEN:

• Programa AFROATITUDE
A COQUEN organiza chamadas para o Programa de pesquisa e permanência AFROATITUDE. Para mais informações:

• Formações
A COQUEN/CCN desenvolve atividades de formação como cursos, oficinas, palestras e debates sobre relações étnico-raciais para a comunidade universitária, assim como para a comunidade externa. Tais atividades são divulgadas nas redes sociais e no site do CCN.

• Atendimento Psicossocial
No presente momento, a coordenação não dispõe de assistente social/psicóloga. Porém, a COQUEN acolhe, faz a triagem inicial, encaminha e acompanha junto os casos dos estudantes que procuram à coordenação que aciona a rede de proteção e, se for o caso, vai até a vítima pessoalmente para o registro da denúncia.

• Eventos
A COQUEN, em parceria com outras unidades da UnB, movimentos sociais, bolsistas e egressos do AFROATITUDE, realiza eventos sobre estudos Afro-Brasileiros, relações raciais, arte e cultura negra, dentre diversos temas. Fiquem atentos aos nossos canais oficiais de comunicação:

• Instagram @comnegraunb

Reforçamos, ainda, que a COQUEN se encontra aberta para receber propostas de eventos oriundas também de nossa comunidade.

Coordenação Negra
(COQUEN/DIV/DAC/UnB)