Coordenação Negra - COQUEN realiza consulta a estudantes quilombolas.

Dentre as competências da Coordenação Negra, vinculada à Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB (Coquen/DIV/DAC) estão a responsabilidade por elaboração, levantamentos, estudos e pesquisas que atentem à comunidade negra, a promoção, o acolhimento e acompanhamento de estudantes em situação de vulnerabilidade pertencentes a esse grupo populacional, além de propor, elaborar, coordenar e executar políticas, programas e ações voltados para a eliminação do racismo e da intolerância racial nos campi da UnB.

Neste sentido, a Coquen tem feito tratativas e participado ativamente das discussões sobre políticas de permanência e assistência estudantil, tendo acompanhado e discutido com a gestão superior os cortes das bolsas de indígenas e quilombolas efetuados pelo Ministério da Educação. O objetivo dessas discussões é pautar propostas internas que possam minimizar os prejuízos para os estudantes, de modo que possam dar continuidade aos estudos até a conclusão de seus cursos.

Com objetivo de apresentar ao DAC uma proposta com previsão orçamentária consistente para o exercício de 2022, é necessário obter dados que quantifiquem os estudantes quilombolas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UnB em todos os campi.

Esta pesquisa, além de nos proporcionar uma melhor orientação para planejamentos futuros em diálogo direto com a população quilombola, atenderá, imediatamente, a  perspectiva concreta de utilização de recursos de emenda parlamentar destinada exclusivamente para a assistência estudantil.

A Consulta a Estudantes Quilombolas da UnB está disponível para preenchimento por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=oZs17AtjK024M8jm1I-AWUjBv7fjIqZHjhlKmMWSMcpUODQ4SFZQODhDMUo5UVRJRkxNVEtQTVdHRS4u

Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Consulta Quilombola QRCode