O Simpósio almeja suscitar contribuições para o aperfeiçoamento dessa política mediante debates e reflexões em perspectiva subcontinental.

 

 Fonte: CEAM / UnB

 

(PT)

O simpósio é promovido pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, financiado pelo Programa de Apoio a Eventos (PAEP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/), o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGECsA), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH/UnB), o Grupo De Estudos Interdisciplinares Sobre Gênero (GREIG) e a Corporación Universitária Autónoma del Cauca (UniAutónoma).

A temática do evento ganha maior relevância no contexto da comemoração da primeira década de existência da Lei n. 12.711 de 2012. Entre 36 projetos de lei em trâmite no legislativo brasileiro alguns zelam pela continuidade da lei e outros se posicionam contra o teor racial da reserva de vagas. A implementação de políticas afirmativas no ensino superior brasileiro se tornou referência no contexto latino-americano, embora Equador e Uruguai também possuam regulamentação nacional específica e universidades da Colômbia, México e Bolívia possuam experiências diferenciadas de implementação. Desse modo, o simpósio almeja suscitar contribuições para o aperfeiçoamento dessa política mediante debates presenciais e remotos nas segundas-feiras do mês de agosto. As reflexões em perspectiva subcontinental focalizam os avanços e entraves das ações afirmativas nas universidades públicas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e México. Assim como no Brasil, esses países comportam altos índices de exclusão no acesso e na permanência e as taxas de concluintes requerem melhorias. O evento destina a discentes e docentes e à comunidade externa, sendo necessária a inscrição pelo SIGAA

(EP)

El simposio es promovido por el Núcleo de Estudios de Lenguaje y Sociedad (NELIS) del Centro de Estudios Avanzados Multidisciplinares (CEAM), financiado por el Programa de Apoyo a Eventos (PAEP) de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes), en alianza con el Programa de Postgrado en Derechos Humanos y Ciudadanía (PPGDH), el Programa de Postgrado em Desarrollo, Sociedad y Cooperación Internacional (PPGDSCI/), el Programa de Postgrado en Ciencias Sociales (PPGECsA), la Secretaria de Derechos Humanos (SDH/UnB), el Grupo de Estudios Interdisciplinares Sobre Género (GREIG) e la Corporación Universitaria Autónoma del Cauca (UniAutónoma).


El tema del evento adquiere mayor relevancia en el contexto de la conmemoración de la primera década de existencia de la ley n. 12.711 de 2012. Entre 36 proyectos de ley en curso en la legislatura brasileña, algunos aseguran la continuidad de la ley y otros se pronuncian contra el contenido racial de la reserva de escaños. La implementación de políticas afirmativas en la educación superior brasileña se ha convertido en una referencia en el contexto latinoamericano, aunque Ecuador y Uruguay también tienen regulaciones nacionales específicas y universidades de Colombia, México y Bolivia tienen diferentes experiencias de implementación.


De esta forma, el simposio pretende estimular aportes para nutrir esa política a través de la realización de debates, presenciales y a distancia, los lunes de agosto. Las reflexiones desde una perspectiva subcontinental se centran en los avances y obstáculos de las acciones afirmativas en las universidades públicas de Brasil, Bolivia, Colombia, Ecuador y México. Al igual que en Brasil, estos países presentan preocupantes indicadores de exclusión en términos de acceso y permanencia y requieren mejorar sus índices de egresados. El evento está dirigido a estudiantes, docentes y a la comunidad externa. A las personas interesadas en el certificado de asistencia se les recomienda realizar la inscripción a través del Sistema Integrado de Gestión de Actividades Académicas (SIGAA) de la Universidad de Brasilia.


 Informações Técnicas


PROGRAMAÇÃO

1.agosto.2022 - 1ª Sessão - atividade presencial

9h - 12h30 (horário Brasília) e 7h - 10h (Quito)

Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília / UnB (transmissão simultânea Canal UnBTV - Youtube)

• Mesa de Abertura  ║     Magnífica Reitora da Universidade de Brasília, Professora Márcia Abrahão Moura

Presidenta da Comissão organizadora do simpósio, Professora doutora Elizabeth del Socorro Ruano Ibarra

Diretor do CEAM/UnB, Prof. Dr. Mário Lima Brasil

Coordenadora do PPGDH, professora doutora Elen Cristina Geraldes

Coordenadora do PPGDSCI professora doutora Maria De Fatima Rodrigues Makiuchi

• Política de cotas raciais na UnB: o acesso de negros na universidade entre 2004 e 2012  ║  Drª Catarina de Almeida Santos (Faculdade de Educação UnB, Brasil)

• Inclusão racial no ensino superior  ║  Drª Márcia Regina de Lima Silva (USP, Brasil)

• Educación Superior e Interculturalidad: Pueblos Indígenas y Afrodescendientes de Ecuador  ║  Dr. John Antón Sánchez (Instituto de Altos Estudios Nacionales, IAEN/Equador)

- Debatedora/moderadora - Ana Tereza Reis da Silva (Faculdade de Educação/UnB, Brasil)

1.agosto.2022 - 2ª Sessão - atividade presencial

14h30 – 17h (horário Brasília)

Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília / UnB (transmissão simultânea Canal UnBTV - Youtube)

• Políticas afirmativas, universidade e povos indígenas  ║  Drª Jane Felipe Beltrão (UFPA, Brasil)

• Políticas de Ações Afirmativas para indígenas no Brasil  ║  Drª Juliana Jodas, Pesquisadora associada do "Centro de Antropologia de Processos Educativos" (Ceape) da Faculdade de Educação da  Unicamp

• Ações afirmativas para indígenas na UnB  ║  Mtª. Suliete Gervásio. Povo Baré. PPGDH-UnB, Brasil

- Debatedora/moderadora - Drª Elizabeth Ruano-Ibarra (CEAM/UnB, Brasil)


2.agosto.2022

9h - 16h (horário Brasília)

• Trabalho de articulação da rede latino-americana de pesquisa sobre ações afirmativas no ensino superior


8.agosto.2022 - 3ª Sessão - atividade remota

10h - 13h (horário Brasília) e 8h - 11h (horário Ciudad de México)

Link de acesso Canal Ceam/UnB - https://youtu.be/lhlkTtvBZSE

• El ingreso a la UNAM en el ámbito del proyecto México nación multicultural  ║  Drª. Elia Avendaño Villafuerte (UNAM, México)

• Educación superior privada mexicana para estudiantes vulnerables  ║  Drª Marisol Silva Laya (Universidad Iberoamericana, México)

• Acción afirmativa para indígenas en las universidades públicas mexicanas  ║  Dr. Saúl Velasco Cruz (Universidad Pedagógica Nacional, México)

• Ações afirmativas e educação superior no Brasil  ║  Dr. Jocélio Teles dos Santos (UFBA, Brasil)

Debatedora/moderadora - Dra. Rosana Rodriguez (Universidad del Cuyo, Argentina)


15.agosto.2022 - 4ª Sessão

10h -13h (horário Brasília e Buenos Aires),  9h -12h (horário La Paz) e 8h - 11h (horário Bogotá e Quito)

Link de acesso Canal Ceam/UnB - https://youtu.be/I6nVrMjEtVw

• Políticas de admisión de la universidad pública en Bolivia  ║  Mg. Weimar Giovanni Iño Daza (UMSA/Bolívia)

• Políticas de admisión universitaria para afrodescendientes en Colombia  ║  Drª Anny Ocoró Loango (UNTREF/Argentina)

• Equidad, meritocracia y cupos universitarios en Ecuador  ║  Drª María Verónica Di Caudo (Instituto de Formación Docente, Argentina)

• Políticas afirmativas universitarias para indígenas y afrodescendientes en Colombia  ║  Mtª. Elizabeth Castillo Guzmán (UniCauca/Colômbia)

Debatedora/moderadora -  Rosani Moreira Leitão (Universidade Federal de Goiás)


22.agosto.2022 - 5ª Sessão

10h - 13h (horário Brasília) e 8h - 11h (horário Lima)

Link de acesso Canal Ceam/UnB - https://youtu.be/dB1E-ejRmG0

• Límites y posibilidades de la inclusión indígena en las universidades amazónicas peruanas  ║  Dr. Oscar Alberto Espinosa de Rivero (Pontifícia Universidad Católica del Perú)

• A Trajetória do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA)  ║  Mtª. Poema Portela (doutoranda IESP-UERJ, Brasil)

• Comissões de heteroidentificação racial no ensino superior público brasileiro  ║  Eugênia Portela de Siequeira Marques (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS)

Debatedora/moderadora - Drª Andreia Gomes da Cruz (ESPE/IM/UFRRJ, Brasil)


29.agosto.2022 - 6ª Sessão

Pesquisas comparativas

10h - 13h (horário Brasília), 8h - 11h (Ciudad de México)

Link de acesso Canal Ceam/UnB: https://youtu.be/Va6gBMBiMcg

• El ingreso de afrodescendientes e indígenas a la educación superior de Brasil, Colombia y México  ║  Drª Karin Yovana Quijada Lovatón (Universidad de Colima/México)

• Políticas de permanência em perspectiva comparada: Argentina, Brasil e Chile  ║  Drª Hustana Maria Vargas (Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal Fluminense/PPGE-UFF, Brasil)

• A implementação da Lei de Cotas nas universidades mineiras UFOP, UFMG e UFV  ║  Dr. Adilson Pereira dos Santos (UFOP, Brasil)

Debatedora/moderadora - Drª Elizabeth Ruano-Ibarra (CEAM/UnB, Brasil)

APOIO:

 

O Simpósio almeja suscitar contribuições para o aperfeiçoamento dessa política mediante debates e reflexões em perspectiva subcontinental.