A Secretaria de Direitos Humanos da UnB divulga os eventos que serão realizados na SEMUNI.

Coordenação LGBTQIA+ e Coordenação das Mulheres (COLGBTQIA e CODIM)

A Coordenação LGBTQIA+ e a Coordenação de Mulheres convidam toda a comunidade
para as atividades a seguir:

Atividade 1

Data: 01/09 às 14h – Debate: Direitos sexuais e reprodutivos de mulheres que fazem sexo com mulheres

Coordenadora: Dra. Silvia Badim Marques (FCE/UnB)

Debatedoras: Profa. Dra. Silvia Badim Marques (FCE/UnB) e Beatriz Felix Ferreira (discente do curso de Enfermagem da FS/UnB)

Data: 01/09 às 16h - Virada Lésbica: Sarau literário e musical

Local: Praça Chico Mendes

Responsáveis: Profa. Silvia Badim - Saúde Coletiva/FCE e SDHCODIM e COLGBTQIA

Resumo: A atividade tem como objetivo suscitar o debate sobre direitos sexuais e reprodutivos de mulheres que fazem sexo com mulheres (termos do MS), a partir de dados de pesquisa em curso, das políticas públicas existentes ou não, bem como do atual contexto político e de retrocessos de direitos. O Sarau tem por objetivo promover a visibilidade/ confraternização de mulheres que se relacionam afetivo/sexualmente com outras mulheres e a promoção do respeito à diversidade no ambiente universitário e na sociedade de modo geral.  A atividade compõe, também, as ações da Semana da Visibilidade Lésbica da UnB.

Atividade 2

Data: 01/09 às 17h
-Vivências ballroom UnB: Excaliótipo 2.0

Coordenador: Ruan Italo Guajajara

Local: Praça Chico Mendes

Responsável: SDHCODIM e COLGBTQIA

Resumo: A Vivência Ballroom é um projeto desenvolvido por artistas e fazedoras de cultura em suas mais diversas linguagens. Integrantes da comunidade ballroom (cena voguing do DF) apresentam um mundo de possibilidades de arte e performance para as pessoas LGBTQIAP+ do território e da comunidade como um todo. A partir da dança, da troca e do afeto, a comunidade ballroom cria espaços de segurança e territórios de esperanças, promovendo uma cultura de paz, encorajando e fortalecendo pessoas que se encontram em constante estado de vulnerabilidade. Em seguida os participantes realizarão uma apresentação performática de ball.

Coordenação Indígena (COQUEI)

Programação:

Dias: 26 a 09/09/2022 - 08h00 as 20h00

A Coordenação Indígena - COQUEI gostaria de convidar toda a comunidade da UnB para prestigiar a Amostra cultural dos povos da Amazônia Equatorial por Sofia Cevallos e Iury Felipe da Costa.
A amostra é sobre a defesa das florestas retratada em fotos e pintura desses dois artistas da Amazônia Equatorial, Equador e Brasil. Duas formas diferentes de representar a cultura desses povos Kichwa e Tikuna.

Semana universitaria dias 26 29

A Coordenação Indígena - COQUEI informa que estão abertas as inscrições para o evento Tardes Culturais na Maloca nos dias 30/08/2022 e 31/08/2022.Que tem como objetivo promover uma interação entre os estudantes de diferentes povos e etnias, além de proporcionar a divulgação da multiculturalidade presente na UnB.

Dia: 30/08/2022 - 14h00

• Apresentação dos povos Atikum, Kariri-xocó, Pankararu, Fulniô.
  • Apresentação do Toré.

Semana universitaria dia 30

Dia: 31/08/2022 - 14h00

• Apresentação do Povo Ticuna
  • Participação do Woregügü
  • Dança Cultural – Magüta
  • Mesa redonda com os acadêmicos indígenas Ticuna sobre a Importância: saúde, educação e cultura indígena Ticuna, pintura corporal dos povos indígenas Ticuna e experiência acadêmica na Universidade de Brasília.

semana universitaria dia 31

Inscrição:A partir do dia 22/08/2022 até o dia 31/08/2022

Link para inscrição:  https://sig.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/6370

Coordenação Negra (COQUEN)

A Coordenação Negra convida toda comunidade negra para a oficina “Tecendo Escritas: Entre a Prática e a Teoria. Escrita acadêmica para acadêmica para estudantes negras/es/os.”

Será ministrada pela doutoranda do Departamento de Antropologia (DAN/UnB) Ana Clara Sousa Damásio dos Santos.

Uma discussão sobre a escrita como prática e as possibilidades da escrita a partir de nossas próprias vivências.

Data a horário: 29/08/22 (segunda) e 31/08/22 (quarta), das 14h às 18h.

Local: ICC, Anfiteatro 18.

Inscrição no SIGAA, código CR406-2022.

Vagas limitadas para 50 estudantes.

Semuni 22

Secretaria de Direitos Humanos - SDH/UnB