A Professora Dra. Lourdes Maria Bandeira foi docente de nossa Universidade e tornou-se referência nos estudos das relações sociais de gênero.

Lourdes Bandeira deixa legado para ciência e políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

É com profunda honra e com sentimentos de reconhecimento e saudades que a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), por meio da Coordenação das Mulheres, integra a celebração de outorga de Título de Doutora Honoris Causa, in memoriam, à Antropóloga e Socióloga Lourdes Maria Bandeira.

A Professora Dra. Lourdes Maria Bandeira foi docente de nossa Universidade e tornou-se referência nos estudos das relações sociais de gênero. Sua atuação como pesquisadora feminista se deu na construção do conhecimento, especialmente no enfrentamento à violência de gênero e na elaboração, implantação e implementação de políticas públicas para as mulheres, tendo integrado a equipe da extinta Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal (2012-2015) e o Conselho dos Direitos das Mulheres do Distrito Federal (2008-2011).

Tornou-se Professora Titular do Departamento de Sociologia da UnB no ano de 2005. Entre diversas contribuições no ensino, pesquisa e extensão, foi coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher – NEPEM/CEAM/UnB - e membro do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília – CDHUnB.

A Coordenação das Mulheres da SDH é muito grata à sua contribuição para a implantação de ações de promoção e proteção às mulheres no contexto da UnB, com destaque para a pesquisa sob sua coordenação: Percepção da violência contra as mulheres no campus Darcy Ribeiro.

Aproveitamos para dizer à nossa honrada professora: Nossa equipe é semente das lutas instituídas por você, pelo NEPEM e por muitas mulheres brasileiras. Seguimos inspiradas em seu legado na afirmação dos direitos das mulheres na Universidade de Brasília!

A cerimônia de outorga será hoje, 13 de outubro de 2022, às 17 horas e poderá ser acompanhada pelo canal UnBTV no Youtube: