Sociedade Desigual: Racismo e branquitude na formação do Brasil.

É com imenso prazer que os coletivos de estudantes indígenas e negros/as, por meio da Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIuNB) e do Centro Acadêmico de Direito (CADir) da Universidade de Brasília, aos quais se une o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e Gênero, da Faculdade de Educação (Geppherg/FE-UnB), as/os professores/as das disciplinas “Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Interseccionalidade”, do PPGDH/Ceam/UnB, e “ Transversalidade e Interseccionalidade de Gênero e Raça nas Políticas Públicas”, do Programa de Pós Graduação em Educação, modalidade Mestrado Profissional, da Faculdade de Educação (PPGEMP-FE/UnB); a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), a Coordenação da Questão Negra (SDH/Coquen), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), para celebrarem os 10 anos do PPGDH e convidam todas a pessoas, para a aula aberta:

“SOCIEDADE DESIGUAL: Racismo e branquitude na formação do Brasil”, a ser ministrada pelo pesquisador, intelectual negro, colaborador da Universidade de Brasília, professor Dr. Mário Lisboa Theodoro.

A atividade contará ainda com a participação de estudantes indígenas e negros/as do PPGDH, com destaque para a participação da engenheira florestal, indígena, doutoranda do PPGDH, Suliete Baré, Coordenadora Geral de Enfrentamento à Crise Climática, do Ministério dos Povos Indígenas/Governo Federal.

Venham conosco para esta grande CELEBRAÇÃO da diversidade, dos Direitos Humanos e da luta antirracista!!

• Data: 15 de maio de 2023
  • Horário: 17:00h às 21:30h
  • Local: Auditório Esperança Garcia – Faculdade de Direito/UnB

17:00 Abertura - Apresentação Cultural
17:30

Mesa 1: Estudantes negros, indígenas e quilombolas na luta pela permanência: percursos, lutas e resistências no PPGDH.

Debatedoras:

• Ayla Tapajós – Pesquisadora Indígena, Diretora de Comunicação da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, Mestranda PPGDH.
  • Suliete Baré – Pesquisadora Indígena, Doutoranda do PPGDH e Coordenadora Geral de Enfrentamento à Crise Climática do Ministério dos Povos Indígenas.
  • Ana Mumbuca – Quilombola do Jalapão Tocantins. Mestranda do PPGDF
  • Ícaro Jorge – Advogado, Doutorando do PPGDH
    Mediação: Rafaella Andrade – Mestranda PPGDH
19:00 Mesa 2 – Saudação Institucional (AAIuNB, CADir, PPGDH, Coquen, Geppherg, Neab, SDH)